domingo, 14 de setembro de 2014

Questões de concurso sobre a NR18

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

A NR 18 tem aparecido entre as disciplinas cobradas na maioria dos concursos para o cargo de engenheiro civil no Brasil. Além deste fato, precisamos reconhecer sua grande importância na indústria da construção civil, estabelecendo diretrizes para a implementação de medidas de segurança e condições mínimas para o ambiente de trabalho na construção civil. Diante deste cenário abordaremos algumas questões de concursos sobre a NR 18 de maneira sequencial, ou seja, acompanhando a ordem dos itens da norma. 
As respostas das questões abaixo serão apresentadas no final da postagem.
Serão adicionadas mais questões semanalmente.

Questão 1: 

(DEGASE-2011) A NR 18 pede que seja realizada uma comunicação prévia à Delegacia Regional do Trabalho antes de se iniciar qualquer serviço de construção, e a comunicação devem conter alguns esclarecimentos. É incorreto afirmar que essa comunicação deve informar:
a) layout inicial do canteiro.
b) número máximo de trabalhadores.
c) previsão de término da obra.
d) previsão de início de obra.
e) endereço correto e qualificação (CEI, CGC ou CPF) do contratante, empregador ou condomínio.

Questão 2:
(UFSM-2013) A NR 18 trata das condições do meio ambiente de trabalho na indústria da construção. De acordo com essa NR, são obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com o seguinte número mínimo de trabalhadores:
a) 10.
b) 15.
c) 1.
d) 40.
e) 20.


Questão 3:

(DEGASE-2011) Segundo a NR18, as instalações sanitárias devem:
a) ter portas de acesso que impeçam o devassamento e ser construídas de modo a manter o resguardo conveniente.
b) ter pisos permeáveis, laváveis e de acabamento derrapante.
c) ser assentes aos locais destinados às refeições.
d) ter pé-direito mínimo de dois metros e oitenta centímetros.
e) estar situadas em locais de fácil e seguro acesso, não sendo permitido um deslocamento superior a 150 (cento e cinquenta) metros do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios.

Questão 4:
(DEGASE-2011) Para a ampliação das instalações físicas de uma unidade prisional, foi contratada uma empresa de construção. O contrato tem duração de 300 dias, com um número máximo previsto de funcionários em 55 trabalhadores. Em relação ao preconizado pela NR18, é correto afirmar que a empresa deverá possuir obrigatoriamente:
a) CIPA local
b) ambulatório
c) cozinha industrial no canteiro
d) área de lazer
e) alojamento


Questão 5:

(UNIRIO-2010) O item 18.14.23.2.2 da NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – define a sinalização a ser instalada quando da utilização do mesmo para transporte de pessoas e cargas. Assinale a alternativa que atende a esta condição.

a) É permitido o uso deste elevador para transporte de material, desde que realizado simultâneo com o transporte de pessoas.

b) É permitido o uso deste elevador para transporte de material, desde que realizado alternado e simultâneo com o transporte de pessoas.

c) É permitido o uso deste elevador para transporte de material, desde que não haja presença de pessoas, inclusive operador do elevador.

d) É permitido o uso deste elevador para transporte de material fora do horário de expediente diurno.

e) É permitido o uso deste elevador para transporte de material, desde que não realizado simultâneo com o transporte de pessoas.

Questão 6:


(UNIRIO-2010) A Norma Regulamentadora NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – define as condições para operar meio de transporte vertical de pessoas e materiais. É uma condição para essa operação:

a) Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual terá sua função anotada em Carteira de Trabalho.

b) Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador qualificado com registro de treinamento específico no equipamento que irá operar.

c) Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador que faça parte do quadro efetivo da empresa, excluindo os temporários.

d) Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador em nível de mestre ou capataz.

e) Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador qualificado em operação de máquinas móveis por entidade reconhecida.


RESPOSTAS
Questão 1: a)
O item 18.2.1 da NR 18 apresenta o seguinte texto:
 É obrigatória a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho, antes do início das atividades, das seguintes informações:
a) endereço correto da obra;
b) endereço correto e qualificação (CEI,CGC ou CPF) do contratante, empregador ou condomínio;
c) tipo de obra;
d) datas previstas do início e conclusão da obra;
e) número máximo previsto de trabalhadores na obra.
A única alternativa que não está presente no texto da NR 18 e portanto esta incorreta é a letra a.
Questão 2: e)

O item 18.3.1 da NR 18 apresenta o seguinte texto:


São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança. 
De acordo com o texto e verificando as alternativas, a que possui o número mínimo para que seja obrigatório a elaboração e o cumprimento do PCMAT é a letra e.

Questão 3: a) - e)

Esta questão possui duas alternativas idênticas ao texto presente na NR 18 item 18.4.2.3, portanto as duas estão corretas, cabendo recurso a esta questão. 

Questão 4: e)

No item 18.4.1 temos o seguinte:
Os canteiros de obras devem dispor de:
h) ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqüenta) ou mais trabalhadores.

Como na questão 4 está previsto um número máximo de 55 trabalhadores a empresa deverá possuir obrigatoriamente ambulatório. 

Questão 5: e)


Conforme o item 18.14.23.2.2 deve ser sinalizado em cartaz no interior do elevador o texto que consta na alternativa e.

Questão 6: a)


De acordo com o item 18.14.2 da NR 18, todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual terá sua função anotada em Carteira de Trabalho.



Quer ver mais questões de concurso sobre engenharia civil clique aqui.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Mayara, em breve estaremos disponibilizando mais questões de concurso sobre a NR 18, siga nosso blog e adicione seu e-mail para ser avisada quando houver novas postagens. Para assinar nosso feed de notícias insira seu e-mail no canto superior direito da tela onde diz: "Receba notificações de postagens por e-mail".

      Agradecemos sua visita!

      Excluir